top of page
000_0535.JPG

O que é Fitoterapia

O Ministério da Saúde define Fitoterapia como uma “terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006). A palavra é composta pelos termos em grego phyton, que significa planta e therapeia de tratar, cuidar (PANIZZA, 2010).

A utilização das plantas medicinais na cura acontece desde tempos remotos, baseada no conhecimento tradicional acumulado e transmitido ao longo de gerações, sendo que a partir de 1978 a Organização Mundial da Saúde, por meio da Declaração de Alma-Ata, tem enfatizado a importância e a necessidade da valorização do uso das plantas medicinais no sistema de saúde, pois cerca de 80% da população mundial utiliza as plantas medicinais frescas ou preparações destas no âmbito da atenção primária de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, os países em desenvolvimento se beneficiam na adoção de um modelo de saúde à base de plantas, considerando que são detentoras de 67% das espécies vegetais do mundo. O Brasil, sendo o país com a maior biodiversidade do planeta, tem especial vocação nesse sentido.

No Brasil a Fitoterapia se insere no rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), um conjunto de práticas centradas na prevenção e promoção da saúde, além da recuperação da saúde sob um olhar ampliado, instituídas no Sistema Único de Saúde (SUS)  em 2006 por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), aprovado na Portaria GM no. 971/2006. Ao todo, são 29 PICS, conforme a seguir:

 

No sistema privado de saúde do país, a Fitoterapia está presente também nos principais centros de excelência médica como o Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, seja na pesquisa clínica, na oferta das práticas terapêuticas complementares aos recursos da medicina convencional, como também na produção e difusão do conhecimento em seus cursos de pós-graduação.   

 

Para saber mais:

Associação Brasileira de Farmácias Vivas (ABFV)

Oferece serviços de assessoramento, consultoria, capacitação, pesquisa, entre outros. Auxilia na criação, planejamento, manutenção e avaliação de programas e projetos com plantas medicinais e produtos fitoterápicos. 

Comunidade da Fitoterapia

Espaço de difusão do conhecimento sobre plantas medicinais e fitoterápicas ao público dos profissionais da área da saúde e sociedade em geral interessada.  

Coleção Botânica de Plantas Medicinais (CBPM)

Instituto de Pesquisa em Fármacos - Farmanguinhos/Fiocruz: Banco de dados sobre o conhecimento popular de plantas medicinais usadas no Brasil com base no levantamento bibliográfico sobre espécies vegetais do acervo do herbário CBPM.

Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN)

Rede de pesquisadores referência em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI).

Fitoterapia Brasil

Reúne informações acadêmicas e técnicas sobre plantas medicinais e fitoterápicos, da semente ao paciente.  

RedesFito – Canal YouTube

RedesFito – Site

Contribuem para a implantação das políticas de Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I) que se relacionam com inovação em medicamentos a partir da biodiversidade brasileira com atuação em rede. 

Fontes

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria GM 971/2006.

PANIZZA, S.T. Como prescrever ou recomendar plantas medicinais e fitoterápicos. São Paulo: Conbrafito, 2010.

bottom of page